Muitas pessoas sonham em realizar uma cirurgia plástica, investem na escolha de um hospital equipado para qualquer urgência e em um cirurgião plástico especialista registrado. Porém, muitos desconhecem que só um fisioterapeuta é capaz de realizar a reabilitação após um trauma cirúrgico e que esse processo é determinante na boa recuperação e resultado da cirurgia. Infelizmente, ainda é comum o encaminhamento pelos médicos para a técnica de drenagem linfática, a fim de eliminar o acúmulo de líquidos do corpo.

Diferente de outros profissionais, o fisioterapeuta age para reorganizar as estruturas dos tecidos, devolvendo funcionalidade e flexibilidade, favorecendo o metabolismo normal, o que é fundamental para evolução do paciente após uma intervenção tão séria com extenso deslocamento dos tecidos subcutâneos. Nesses casos, o foco é a reabilitação tecidual durante todas as fases de cicatrização e tratamentos ultrapassados para incentivar a formação de colágeno - como ultrassom ou carboxiterapia -, por exemplo, na verdade vão formar ainda mais tecido cicatricial e agravar problemas como fibroses, aderências e retrações na pele.

A fisioterapia iniciada já dentro do centro cirúrgico pode ajudar a controlar o trauma no pós-operatório imediato. Também vale ressaltar que, após a cirurgia, o paciente pode apresentar comprometimento respiratório, funcional, dores musculares, articulares e dificuldade de realizar alguns movimentos, mesmo após meses de operação. O fisioterapeuta é o profissional apto para avaliar as funções neurológicas, de sustentação e de movimentação do paciente, além de prevenir e detectar possíveis comprometimentos e usar a abordagem certa, como as mobilizações articulares e cinesioterapia.