Você provavelmente já deve ter visto atletas com fitas elásticas coloridas coladas no corpo e se perguntado do que se trata. É a Kinesio Taping, uma fita ou bandagem elástica utilizada, no caso dos atletas, para aliviar dores e dar suporte aos músculos. Porém, pouca gente sabe que elas também são muito eficazes no tratamento pós-operatório como complemento para o complexo processo de interações entre as células que ocorre durante o período de recuperação.

Os principais efeitos fisiológicos de sua aplicação são analgesia, suporte muscular e correção articular. Na reabilitação pós-cirúrgica a fita é um recurso utilizado pelo fisioterapeuta para proporcionar recuperação mais rápida, favorecendo a reabsorção do edema e dos roxos, diminuindo a dor. Para o tratamento de fibroses, muito comuns após as cirurgias plásticas, por exemplo, ela é usada como uma terapia complementar.

Em Goiás, fui pioneira na aplicação da bandagem como reabilitação fisioterapêutica em cirurgias plásticas e angioplastias que têm como base o conceito de forças mecânicas x reparo tecidual. No caso das cirurgias plásticas, utilizo a tape no intraoperatório, logo após a intervenção. Assim é possível acompanhar a fase inicial do processo de reparação tecidual, que substitui o tecido lesado por um tecido novo e já se inicia no momento em que ocorre a ‘agressão’ ao tecido. O resultado estético final satisfatório depende de como esse tecido lesado se recupera.

Além de também auxiliar no funcionamento do intestino, outra aplicação de grande valia da kinesio tape no pós-operatório das cirurgias plásticas é com relação às dores musculares, como a dor lombar (muito associada à cirurgia de abdominoplastia) e as dores na região do trapézio (associadas à cirurgia das mamas). Porém, vale lembrar que apenas um fisioterapeuta apto pode realizar essa aplicação corretamente, pois existe a maneira adequada de utilização da bandagem para evitar problemas e complicações.