O linfedema é um inchaço que pode ocorrer nos braços ou pernas que origina da combinação das palavras linfa + edema. A linfa é um líquido originado no sangue composto por proteínas, gorduras, água e resíduos que é transportada pelos vasos linfáticos para os gânglios linfáticos visando eliminar impurezas que as células produzem durante seu metabolismo e voltar ao sangue. Quando algo obstrui o retorno da linfa, ela se acumula nos tecidos do organismo (edema) causando inchaço, dor e redução de mobilidade.

Se não for tratado, o problema pode causar inflamação crônica, infecção e até endurecimento da pele, resultando em um dano maior aos vasos linfáticos e alterando a forma das partes do corpo que forem afetadas.

Como prevenir e diagnosticar?

 

A melhor forma de prevenir ou diagnosticar o problema é estar atento ao seu corpo. Se perceber um inchaço persistente que acontece regularmente ou com aumento de intensidade é indicado procurar um médico angiologista ou cirurgião vascular.

O diagnóstico clínico é feito através de uma avaliação laboratorial para excluir outras causas de edema (hipertensão arterial, insuficiência renal, hepática, problemas de tireóide, uso de alguns medicamentos que podem inchar a perna). Depois disso, o médico pode pedir outros exames para uma análise mais precisa da situação.

Qual o melhor tratamento?

Quanto mais cedo for identificado, mais fácil dar início a tratamento, lembrando que o linfedema é uma doença crônica (sem cura) e os tratamentos são paliativos buscando evitar a piora do quadro e promover qualidade de vida ao paciente. O tratamento mais comum é a terapia descongestiva complexa, mais conhecida no Brasil como Linfoterapia.

A técnica consiste em duas fases, sendo a primeira com o objetivo de reduzir o volume e melhorar da qualidade e textura da pele enquanto na segunda fase se busca manter os ganhos obtidos na primeira fase. Além da linfoterapia, a aplicação da kinesio tape também ajuda na potencialização dos resultados obtidos.

Além do acompanhamento com o fisioterapeuta capacitado em sessões de drenagem linfática, para manutenção dos ganhos na fase 2 é importante ter atitudes saudáveis como manter o peso equilibrado, fazer atividade física regularmente, colocar as pernas elevadas sempre que puder e fazer uso de meia elástica medicinal.